aviso-examesAs informações-Prova 2024 relativas às Prova de Equivalência à Frequência estão disponíveis na secção Exames.

miniNa semana de 6 a 10 de maio, o nosso Agrupamento acolhe 5 professores do Collège de Cambuston, na Ilha de Reunião, ao abrigo do programa de Job Shadowing “Exploring a Triangle of Traditions and Perseverance”. Estes professores já estavam a trabalhar com docentes do AERT3, desde setembro último, no projeto eTwinning “Exploring a Triangle of Traditions”, juntamente com um parceiro alemão.

escolaAtendendo a várias solicitações de Encarregados de Educação, estes vão poder visitar as escolas do nosso Agrupamento, mediante marcação prévia, de acordo com o seguinte calendário...

aviso matriculas A Matrícula e a Renovação de Matrícula para o ano escolar de 2024/2025 decorrerão conforme o seguinte calendário ...

1º lugar nacional na prova NatWeb

1 lugar miniOs alunos do 2º ciclo da Escola Básica Frei Manuel de Santa Inês participaram nas Competições Nacionais de Ciência (CNC) em rede, com um total de 64 equipas inscritas nas provas MaisMat, NatWeb e EcoNet.
As CNC são constituídas por um conjunto de competições, em várias áreas do conhecimento, destinadas a estudantes do Ensino Básico ao Ensino Secundário e têm como objetivos basilares ajudar a combater o insucesso escolar e promover o uso das tecnologias digitais.

aviso profbiblioAvisa-se todos os alunos (11.º e 12.º anos) que se encontram afixados e publicitados os prazos de inscrição para admissão aos Exames Finais Nacionais e às Provas de Equivalência à Frequência do Ensino Secundário.

Mentoria entre os alunos de TEAC e alunos do 2º ciclo

sid 2024Este ano, o Dia da Internet Segura foi assinalado na terça feira, 6 de fevereiro, e na sexta feira dessa semana, os alunos do Curso Profissional de Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores (TEAC) deslocaram-se à Escola Frei Manuel de Santa Inês, juntamente com os professores Álvaro Barbosa e José Pinto, a fim de sensibilizar os alunos do 2º Ciclo para a segurança digital.

calendarPode consultar aqui o horário do serviço.

miniNo dia 21 de fevereiro, e cumprindo o plano de proporcionar aos alunos com 16 e 17 anos um contacto com a realidade política nacional, o VOTAR CLARO levou a efeito a primeira das sessões de debate com partidos políticos deste ano letivo. Tratou-se de uma sessão bastante participada, na qual os alunos que encheram o Auditório da ESRT puderam escutar e questionar representantes de seis partidos.Em todas as intervenções, foi evidente o regozijo pelo trabalho realizado no nosso Agrupamento em prol da cidadania política dos alunos, bem como a transmissão dos valores da liberdade, democracia e participação.

sem ciencia 24

Participa! Estamos à tua espera!

etw qualNo dia 15 de janeiro, saíram os resultados dos Selos Europeus de Qualidade atribuídos aos melhores projetos eTwinning a nível europeu. Este reconhecimento é atribuído pelos Serviços Centrais, com sede em Bruxelas.
O nosso Agrupamento está de parabéns porque o trabalho de excelência desenvolvido nos projetos eTwinning foi reconhecido com 22 Selos Europeus de Qualidade, distribuídos por 6 projetos diferentes.

alim fut miniMais uma distinção de uma aluna do AERT3! A aluna Helena Camões Carvalho, do 12ºB e elemento do Clube Ciência Viva da Escola da Escola Secundária de Rio Tinto, é uma das finalistas do concurso “Inventar a Alimentação do Futuro” dinamizado pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, com o prato “Paínço4all”.

miniA convite do Parlamento Europeu, uma delegação da ESRT viajou até Estrasburgo para participar no seminário Sakharov, em representação do nosso país e do projeto VOTAR CLARO. Os alunos Ana Idalina Marques (12°J), Álvaro Pereira (11°E) e João Tiago Ferreira (11°O), embaixadores-juniores da nossa Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, participaram em sessões de formação sobre direitos humanos, cidadania europeia e desinformação e tiveram encontros com ativistas de diferentes países e causas e também com laureados com o prestigiado Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento.

sctDe 20 a 26 de novembro decorreu a Semana da Ciência e da Tecnologia inclui o Dia Nacional da Cultura Científica, estabelecido a 24 de novembro. O Clube Ciência Viva na Escola – ESRT (CCVnE – ESRT) dinamizou atividades diversas, cuja preparação se iniciou semanas ante.

climate mates aert3Na semana de 20 a 24 de novembro realizou-se a última mobilidade do projeto Erasmus “Climate Mates” no nosso Agrupamento, subordinada ao tema “Friends of Biodiversity”. Os parceiros de Atarfe e de Çanakkle, quatro professoras e oito alunos com 12/13 anos, trabalharam colaborativamente com as quatro professoras e oito alunos da Escola Frei Manuel de Santa Inês, nas diversas propostas de atividade agendadas.

cm trNa semana que se iniciou a 20 de outubro, teve lugar a segunda mobilidade de professores e alunos previstas no plano de trabalho do projeto Erasmus “Climate Mates”. A escola hospedeira foi a Çanakkale Bilim ve Sanat Merkezi, localizada na província de Çanakkale e, do AERT3, participaram duas professoras e quatro alunos da Escola Frei Manuel de Santa Inês.

eda50O AERT3, um dos 50 agrupamentos que foi convidado nesta primeira fase, concluiu o produto final solicitado. Foi produzido um documentário sobre a Educação no antes, durante e pós 25 de abril, com foco no acesso à educação, na expansão da rede escolar e no processo ensino/aprendizagem.

bilateral miniO AERT3 foi uma das escolas portuguesas selecionadas para participar em mais uma iniciativa de âmbito internacional promovida pelo eTwinning, desta feita, o Seminário Bilateral Portugal-Espanha 2023, subordinado ao tema “Innovación y bienestar: Un reto”. O evento, organizado conjuntamente pelos Serviços Nacionais de Apoio eTwinning de Portugal (DGE) e de Espanha, decorreu em Madrid de 2 a 4 de novembro e reuniu professores eTwinners oriundos de diferentes regiões de ambos os países, 18 dos quais portugueses.

eating sustainablyA Escola Básica Frei Manuel de Santa Inês, através do Clube de Ciência Viva, participa com o Collège Isabelle Autissier, situado no Vale do Loire, em França e com a Gesamtschule Rodenkirchen em Colónia, na Alemanha, num projeto destinado alunos dos 10 aos 15 anos (2º e 3º ciclos), que aborda a temática da alimentação sustentável.

climates mates esNa semana de 2 a 6 de outubro, realizou-se a mobilidade a Atarfe, Espanha, enquadrada no projeto Erasmus Climate Mates. A escola IES Vega de Atarfe recebeu os parceiros turcos, Çanakkale Bilim ve Sanat Merkezi, e os portugueses, do AERT3. Do nosso agrupamento participaram 2 professoras e 4 alunos, à semelhança da escola da Turquia. É o primeiro projeto Erasmus do nosso agrupamento que envolve mobilidades de alunos do 2º ciclo, da Escola Frei Manuel de Santa Inês.

model teacher 3Na semana de 18 a 22 de setembro decorreu a última mobilidade do projeto Erasmus “Model Teachers 3.0”, na cidade de Kirsehir, na Turquia. A escola Suleyman Turkmani Ilkokulu recebeu os 3 parceiros do projeto, entre os quais, o AERT3. As LTT previstas para esta mobilidade visavam responder à pergunta chave deste Erasmus, a construção de um perfil de professor capaz de lidar de forma eficiente e eficaz com os desafios da escola atual.

Blue Europe. Sustainabilty water management in schools - BLUE - Nr. 2023-1-RO01-KA220-SCH-00015227 

ka2 blue

O AERT3 viu aprovada mais uma candidatura Erasmus + que representa o reconhecimento internacional do excelente trabalho desenvolvido por alunos e professores no projeto Green Europe. Education. Abilities. - GEEA (2020-RO01-KA229-079887). Este projeto que termina no dia 31de outubro, teve como foco o desenvolvimento e a implementação de métodos e técnicas específicas para a ecologia florestal.